liviacristina.psi@gmail.com +55 (47) 98412-7797

Orientação Profissional

Está em dúvida sobre qual é a sua vocação? Quais são os seus talentos? Quais as atividades que mais lhe agradam?
A realização do processo de Orientação Profissional pode lhe auxiliar, facilitando a sua escolha de forma consciente e tranquila, possibilitando o autoconhecimento, conhecimento das profissões compatíveis com o seu perfil, maior confiança para decisão e melhor desempenho na realização do vestibular.

O processo de Orientação profissional é destinado para jovens do ensino médio, vestibulandos e estudantes que já ingressaram na faculdade mas possuem dúvida sobre a sua escolha.

O que é Orientação Profissional?

A orientação profissional é um processo que leva o adolescente entrar em contato com ele mesmo, proporcionando autoconhecimento, descoberta dos valores, interesses, motivações e potencialidades que contribuem para a sua escolha ideal.

No processo de Orientação Profissional o adolescente conhece também as profissões de uma forma sintetizada. Faz parte da orientação profissional o aprendizado sobre o mercado de trabalho e as profissões pretendidas, reduzindo a partir do conhecimento antecipado da profissão em que se pretende atuar, as chances de arrependimentos e futuras frustrações, que muitas vezes acabam acarretando falta de produtividade e a falta de motivação no ambiente de trabalho.

A cada dia o adolescente tem mais dificuldade em escolher uma profissão devido ao grande número de áreas e cursos que vem surgindo com o desenvolvimento de novas tecnologias. Também é comum surgirem alguns conflitos com a família, pois as expectativas e desejos dos pais vão aparecendo nesta fase da vida dos filhos, e os adolescentes ficam confusos em diferenciar o desejo dos pais frente aos seus próprios desejos. Por outro lado há os pais que procuram não pressionar os filhos, com o intuito de não influenciar na escolha, mas esta atitude pode gerar um sentimento de desamparo e solidão.

Em meio a tantas pressões, além da pressão para conseguir um emprego, existe também a inscrição para o vestibular, que tem prazo para encerrar e sem acompanhamento o adolescente acaba fazendo a escolha possível, sem ter consciência das influências que sofre e, principalmente, sem informações suficientes sobre ele mesmo e a profissão que está escolhendo.

O momento da escolha profissional coincide com a fase do desenvolvimento de sua personalidade. Quando o adolescente escolhe uma profissão ele não está escolhendo apenas uma tarefa que irá desempenhar nos próximos anos, mas quem ele quer ser e quem ele não quer ser, vai decidir, o seu estilo de vida, onde e como vai viver

A Orientação Profissional é um processo que deve ser encarado pelo adolescente e seus pais como um processo necessário nesta etapa da vida. Um psicólogo pode auxiliar!

Objetivos da orientação Profissional:

  • Conhecer o adolescente, entender qual a sua realidade sociocultural, profissional, financeira, etc., e desenvolver um processo der acordo com a sua necessidade e individualidade;
  • Aplicar técnicas, proporcionando o autoconhecimento dos seus interesses profissionais, a identificação das influências familiares e sociais, e também a possibilidade e capacidade de realização, dentro do contexto em que está inserido;
  • Aplicar técnicas possibilitando o autoconhecimento de suas aptidões e competências e conhecimento das profissões existentes e das profissões de seu interesse;
  • Realizar Feedback com o adolescente, mostrar os resultados dos testes e do trabalho desenvolvido.

Justificativa:

  • Colaborar com o processo de desenvolvimento do adolescente, facilitando sua escolha profissional, possibilitando o autoconhecimento e também o conhecimento das profissões, reduzindo suas ansiedades, angústias e dúvidas.
  • Contribuir para a compreensão da necessidade da Orientação Profissional de maneira geral.

Principais técnicas utilizadas:

Entrevistas, testes, pesquisas, atividades dinâmicas, jogos, visitas, desenhos, criação de cartaz, etc.